18 março 2013

Resistência Insulina



O diabetes consiste na falha de nosso organismo em regular o nível de glicose circulante no sangue. Tal falha pode ocorrer quando ainda não se é diabético(a), mas quando nosso organismo bloqueia a ação da insulina; hormônio produzido pelo pâncreas. A esta condição chamamos de ‘resistência à insulina’; o que significa que a insulina não pode efetivamente cumprir sua missão.
Quando nos alimentamos, a comida é fracionada em pequenas moléculas de glicose (açúcar), as quais são usadas como combustível, dando-nos a energia que precisamos para viver. A insulina modera a quantidade de glicose no sangue e facilita a sua entrada nos músculos, nas gorduras em geral e nas células do fígado. Destarte, podemos considerar a insulina como uma “chave” que abre as portas das células do corpo, permitindo assim a entrada da glicose.
A resistência à insulina ocorre quando as portas das células ‘enferrujam’ e suas ‘chaves’ (insulina) não conseguem abri-las. É como se houvessem cadeados resistentes que não permitem a entrada da glicose, causando o nível desta substância a subir. O pâncreas, alarmado com o aumento de glicose circulante, produz mais insulina.
Com o passar do tempo, o pâncreas se exaure e os níveis de glicose continuam aumentando até que chegamos ao estado de pré-diabetes, o qual leva ao diabetes tipo 2 (adulto).
A maioria das pessoas acha que o diabetes resulta de níveis altos de glicose no sangue por falta de insulina produzida pelo pâncreas. No entanto, a resistência à insulina é, na realidade, a causa da maioria dos casos de diabetes tipo 2. O problema está nas células resistentes à entrada da glicose. O pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para compensar o entrave da entrada de insulina nas células.
O diagnóstico de pré-diabetes é feito quando uma amostra de sangue detecta níveis elevados de glicose no sangue. A obesidade e uma vida sedentária e/ou estressada também podem causar resistência à insulina. As pessoas com resistência à insulina são mais propensas a terem altos níveis de LDL (mau colesterol) e baixos níveis de HDL (bom colesterol).(texto retirado do http://portal.rac.com.br)

Alguns Sintomas desse problema:

  • Diabetes tipo II.
  • Aparecimento da Síndrome do ovário policístico,diminuindo assim a fertilidade da mulher.
  • Aumento do hormônio masculino nas mulheres.
  • Aumento de pelos principalmente no rosto.
  • Aumento de peso,acumulo de gordura visceral aquela acumulada no abdomem ,visceral por que envolve os órgãos essa gordura não e somente superficial nesse caso lipoaspiração não resolve o problema pois é  mais profundo o acumulo dessa gordura.
  • Acumulo de gordura no figado levando uma uma esteatose hepática não alcoólica.
  • Mudança de humor,as dificuldade de atenção e queda do rendimento,fadiga e inchaço as vezes!
  • Dificuldade em perder peso.
  • Manchas escuras,nas dobras do corpo,axilas,pescoço,pernas,virilha com aspecto aveludado  mais áspero nessas regiões.
  • alterar a proporção de lipídios no corpo, aumentando os níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e diminuindo os níveis de colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade). Podem, também, aumentar o risco de coágulos, alterações inflamatórias, retenção de sódio e hipertensão arterial. 



2 comentários:

  1. Quanto mais açúcar no sangue,mais farinha de trigo,aveia,amido de milho,fubá,polvilho...todas as farinhas brancas(carboidrato ruim),transformam em grande quantidade açúcar no sangue ,nosso organismo naum consegue utilizar todo este açúcar( energia) daí armazena tudo em forma de gordura estoca para quando precisarmos,sempre ingere-se muito mais açúcar do que se deve (carboidrato ruim)e nunca se utiliza o estoque por isso a obesidade persiste....livre-se destes carboidratos ruins...liberte-se,boa sorte!
    um abraço!http://lucianadoval.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e a minha personal dieta Lu já te nomeie oficial to adorando tudo mesmo..
      Nossa to assim mega feliz pelo sua força em passar tudo explicar porque as vezes as pessoas não explicam certo e a gente fica com receio mais num to com receio to confiante.
      E vou ver as receitinhas que posso fazer nos links vou me empenhar de verdade!
      Bjokas

      Excluir

Deixe seu recadinho bjokas! ^_^